A Prospectiva, SA é a empresa adjudicatária da “Gestão e Fiscalização da Empreitada de Construção Relativa à Modernização dos Blocos V e VI do Aproveitamento Hidroagrícola da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira”

Estes serviços compreendem, o acompanhamento e fiscalização das seguintes empreitadas:

1- ESTAÇÃO ELEVATÓRIA DA CALIÇA

A Estação Elevatória da Caliça será localizada na margem direita do rio do Risco permitindo a elevação de um caudal de 6,0 m3/s para a Vala da Caliça, por intermédio de equipamento do tipo parafuso de Arquimedes.

2- ESTAÇÃO ELEVATÓRIA DAS GALÉS

A estação elevatória das Galés, irá alimentar os Blocos de Rega V e Vl, com áreas de cerca de 1 251 há e 1 056 ha, respetivamente, partir de uma captação de água.

A estação elevatória das Galés será alimentada pelo canal principal que recebe água diretamente a partir do rio Tejo, e possui aproximadamente 12,5 km de desenvolvimento. A admissão de água é efetuada através de uma estrutura de admissão/ regulação – a Tomada de Água do Conchoso

A estação elevatória irá localizar-se na margem direita do canal principal, ligeiramente a Norte do alinhamento da vala da Condessa.

3- REDE SECUNDÁRIA DE REGA

A extensão total da rede de rega é de 34,5 km.

4- REDE VIÁRIA

As estradas existentes permitem um bom acesso aos Blocos de Rega V e VI sendo a malha de caminhos agrícolas suficientemente vasta para aceder a cada parcela.

Deste modo, a rede viária prevista visa apenas o acesso às infraestruturas primárias, nomeadamente a estação elevatória das Galés e da Caliça, assim como a eliminação dos constrangimentos atualmente existentes ao escoamento no canal principal.

5- SISTEMA DE AUTOMAÇÃO E TELEGESTÃO

O sistema de supervisão e controlo integrará os dois blocos de rega independentes.

A intervenção tem um prazo previsto de 24 meses e o valor base da empreitada é de €26.230.000,00.