Empreitada de Intervenção de Natureza Estrutural Para Evitar Derrocadas na Encosta do Forte de São Filipe, Setúbal

Nov 13, 2020

Foram prestados pela PROSPECTIVA os serviços de Fiscalização, Coordenação de Segurança em Obra e Acompanhamento Ambiental da Empreitada “Intervenção de Natureza Estrutural Para Evitar Derrocadas na Encosta do Forte de São Filipe”, em Setúbal.

A empreitada teve como finalidade principal garantir a estabilidade global do local, em particular a zona da encosta mais próxima do forte, recorrendo para tal à realização de ancoragens definitivas que, sendo elementos ativos, acomodam forças de intensidade considerável, promovendo a segurança tanto do património, como nos espaços e equipamentos envolventes, impedindo que os movimentos de instabilidade ocorram.

No decorrer dos trabalhos concluiu-se que seria imperiosa a reformulação da solução e revisão do projeto de execução, o que levaria a nova quantificação dos trabalhos a executar, pelo que foi suspensa a empreitada até novos desenvolvimentos.

Os trabalhos principais executados foram:

  1. Ensaios prévios às ancoragens e ensaio de carga em microestacas;
  2. Execução de instrumentação (inclinómetros, piezómetro, alvos refletores, fissurómetros e marcas de nível) para acompanhamento e monitorização;
  3. Execução de microestacas

O prazo efetivo de execução dos trabalhos foi de 20 meses, sendo que os trabalhos desenvolvidos pelo empreiteiro rondaram os 630m€.

Mais Notícias

Projeto de Requalificação de linhas de água, Moreira – Maia

Projeto de Requalificação de linhas de água, Moreira – Maia

O projeto de requalificação fluvial realizado para a Câmara Municipal da Maia incide sobre a Ribeira das Laceiras, situada na Freguesia da Moreira, com uma extensão de intervenção de 2500 m; e a Ribeira de Real, situada na Freguesia de Águas Santas e Milheirós, com...