Algures no Oceano Atlântico, na costa leste da Ilha de Santa Maria das Flores, nos Açores, a Prospectiva está a fazer o planeamento, coordenação e fiscalização de uma empreitada de grande envergadura. Trata-se da requalificação do Porto das Poças para o aumento da capacidade de transporte de passageiros. Os trabalhos foram iniciados a 1 de setembro de 2016 e, dois anos volvidos, continuam a bom ritmo.

Depois de terminada, a empreitada de requalificação do Porto das Poças promete melhorar consideravelmente as condições de operacionalidade e segurança para as embarcações de passageiros, empresas marítimo-turísticas e, finalmente, para a frota de pesca.

As obras a decorrer têm como objetivo a construção de um novo molhe de proteção para toda a bacia portuária e a dragagem do canal e acesso ao cais. Deste modo, pretende-se melhorar as condições de operação no Porto das Poças por parte das embarcações de transporte de passageiros, que efetuem as ligações marítimas entre a ilha das Flores e a Ilha do Corvo.

Além disso, a empreitada tem previsto a otimização da forma de aproximação ao cais, bem como a saída em segurança do porto por parte das embarcações registadas na frota de pesca e nas atividades marítimo-turísticas.