“Era uma vez um P” que, repetido 2500 vezes, pode escrever a história de uma empresa que nasceu há 40 anos. O primeiro P aconteceu em 1977, sendo o responsável pelo primeiro pulsar de vida da Prospectiva. Muitos P´s se seguiram desde então. Cada um destes P´s são o resultado do esforço dos líderes e dos colaboradores que neles investiram o seu ânimo, as suas vontades e as suas energias, construindo assim a história de uma grande empresa. Todos os projetos que se atravessaram na vida da Prospectiva foram fundamentais. Porém, alguns deles, pelo seu número redondo, transformaram-se num marco de celebração da vida da empresa. O P2500, alcançado em 2018 com a Câmara Municipal de Loures, é um deles.

O P1, assinado em 1977 com a Câmara Municipal de Palmela, assinala o primeiro passo da Prospectiva, com a captação com equipamento eletromecânico dos furos JK7, JK8 e JK9 da Lagoinha. Em 1993, a Prospectiva celebrava a chegada do P500, assinado com a Câmara Municipal de Monchique, para a interligação entre as redes de Gralhos e Marmelete.

8 anos se passaram até que, em 2001, a Prospectiva atingia o P1000, assinado com a Águas do Algarve, para um sistema multimunicipal de abastecimento de água ao barlavento algarvio, com interferência das empreitadas com as infraestruturas. Foram precisos apenas mais 5 anos para que, em 2006, se alcançasse o P1500, numa prestação de serviços para a Câmara Municipal de Albufeira, no âmbito de uma fiscalização e coordenação de segurança em obra da empreitada de remodelação do reservatório da Correira e conclusão da conduta de interligação aos reservatórios da Mosqueira e Correeira. Em 2011, o projeto de telecomunicações e de eletricidade no âmbito da distribuição e iluminação pública, assinado com a Optimyzer, marca o P2000.

Este ano, celebramos o P2500, assinado com a Câmara Municipal de Loures para a elaboração de um projeto de eficiência hídrica para o Parque Adão Barato e para as oficinas municipais. Na história da Prospectiva há, por isso, muitos P´s: 2500 para sermos mais precisos. Quantos P´s conseguiremos alcançar daqui por mais 40?

 

Em 2011, comemoração do P2000

 

Em 2001, comemorações do P1000