A empresa Águas Públicas do Alentejo – AGDA adjudicou à Prospectiva a fiscalização, gestão da qualidade, coordenação de segurança em obra, coordenação de gestão ambiental e acompanhamento arqueológico da empreitada de expansão da rede de abastecimento de água em Ourique e Almodôvar, no concelho de Beja.  A expansão da rede deverá ser feita a partir da Barragem do Monte da Rocha, localizada em Ourique.

A empreitada a fiscalizar visa o abastecimento de todas as populações que se encontram no eixo Ourique-Almodôvar, designadamente da Aldeia de Palheiros, do concelho de Ourique, bem como de Moinhos de Vento e A-dos Neves, ambos localizados no concelho de Almodôvar. A Aldeia do Palheiros prevê a execução de uma esta estação elevatória, de uma conduta PEAD com 8,5km e de um reservatório com uma capacidade de 250m3. Já em Moinhos de Vento prevê-se a construção de uma conduta PEAD DN 110 com 6,5km. Finalmente, em A-dos-Neves deverá também ser construída uma conduta em PEAD DN 110 com 5,5km.

Além disso, a conduta adutora SMR1 em FC DN250, localizada na ETA do Monte da Rocha, deverá ser substituída por uma nova conduta em FFD DN300, num percurso que se estende por 5,8km. De realçar ainda a reformulação da conduta SMR2, nas travessias existentes sob a linha de caminho de ferro e sobre o IP1. Esta empreitada tem uma duração prevista de 15 meses.

 

Imagem disponível em https://www.agda.pt/infraestruturas.html?catpage=1&page=2#category ,  Acesso em abril de 2019