Se não conseguir visualizar correctamente esta mensagem, clique aqui.
 
 
   
  Nº10 - Julho de 2014  
     
     
     
  Projectos em Destaque  
   
  “Empreitada de Execução do Sistema Interceptor do Rio Este (FD 10) – 1ª Fase”  
  05.03.2179  
     
 

A “Empreitada de Execução do Sistema Interceptor do Rio Este (FD 10) – 1ª Fase”, (05.03.2179), contempla a execução de interceptores gravíticos da Gandra e do Rio Este, assim como duas estações elevatórias, EE1 e EE2, com as respectivas condutas elevatórias, CE.EST.01 e CE.EST.02, abrangendo as freguesias de Gandra, Touguinhó e Espinheira, no Concelho de Vila do Conde. O destino final deste sistema interceptor é a ETAR do Ave.

O projecto tem uma extensão total de cerca de 3.608,00 m de redes gravíticas, e cerca de 130,00 m de redes elevatórias. O valor contractual da obra é de 1.716.362,59 Euros.

 
     
     
     
     
     
 

Obra de Execução da ETAR de Esposende

 
  P05.03.2194  
     
 

Situada na freguesia de Esposende, concelho de Esposende, a ETAR de Esposende encontra-se em funcionamento desde Abril de 1991. Com o crescente aumento de população no concelho, a ETAR sofreu uma ampliação em 2000. No entanto, face ao aumento populacional e requisitos de qualidade na descarga, tornou-se crucial a ampliação da ETAR. Serão construídos novos e de maior dimensão órgãos de tratamento para melhorar a qualidade do tratamento do efluente.

Tendo-se em consideração as condições de afluência do ano de referência (2036), a remodelação e ampliação da ETAR de Esposende é dimensionada para dar resposta a um equivalente populacional de 40 892 hab.eq. em época alta, e de 22 248 hab.eq. em época baixa.

A ampliação da ETAR tem como principal intuito garantir os requisitos de qualidade estabelecidos para o efluente à saída da ETAR, de acordo com o quadro normativo vigente – Decreto-Lei n.º152/97, de 19 de junho e Decreto-Lei nº 198/2008, de 8 de Outubro, que estabelecem o nível de qualidade a exigir às águas residuais descarregadas por Estações de Tratamento de Águas Residuais Urbanas em função da sensibilidade do meio aquático recetor

 
     
     
     
     
     
  Empreitada de execução das ETAR de Ovelha e Vila Meã (FD14), e Neiva (FD 12)  
  P05.03.2168  
     
 

A empreitada “AR 68.0.09 - Empreitada de execução das ETAR de Ovelha e Vila Meã (FD14), e Neiva (FD 12)”, cujo dono de obra é Águas do Noroeste, S.A, prevê a execução de três ETAR’s (ETAR de Vila Meã, ETAR de Ovelha e ETAR de Neiva), e uma estação elevatória de águas residuais (Estação Elevatória de Ovelha). O início da empreitada deu-se a 14 de Agosto de 2013, estando previsto o seu término a 12 de Dezembro de 2015. O valor da obra é de 6.622.575,20 €..

ETAR de Ovelha e  EE de Ovelha

O objetivo do projeto da ETAR de Ovelha é o tratamento das águas residuais produzidas na bacia do rio Ovelha, desde a freguesia de Aboadela até Gouveia (S. Simão) do Município de Amarante.

Os efluentes a tratar servem as 12 freguesias que se desenvolvem ao longo da bacia do rio Ovelha. Tratam-se de freguesias absolutamente rurais, com esgotos predominantemente domésticos. A semelhança da evolução verificada no concelho, há um crescimento reduzido da população beneficiada por este projeto, sendo que a ETAR foi projetada para um ano horizonte de 30 anos e cerca de 10.000 hab.eq.

 

Para além da ETAR de Ovelha, está prevista também a execução de uma estação elevatória (Estação Elevatória de Ovelha), a qual será implantada na freguesia de Várzea, concelho de Amarante. Na zona de implantação da estação elevatória, para além do caudal recebido do interceptor de ovelha, serão recolhidos os caudais provenientes do intercetor de Marão e das bacias 191 e 192 das redes em “baixa”

ETAR de Neiva

No que respeita à ETAR do Neiva, foi dimensionada para dar resposta a um equivalente populacional de 3 092 habitantes equivalentes correspondentes ao ano HP 25.ETAR para um horizonte de projeto de 25 anos.

Esta ETAR, servirá grande parte da população das freguesias de Gondinhaços, Pedregais, Duas Igrejas, Azões, Rio Mau, Goães, Marrancos e Arcozelo, do Concelho de Vila Verde.

 

ETAR de Vila Meã

A ETAR de Vila Meã já existe pelo que os trabalhos a executar na mesma são de remodelação, que passam pela construção de uma linha de tratamento nova e desmantelamento da antiga linha. Os trabalhos de reformulação desta ETAR são realizados com o actual tratamento do efluente em curso, mantendo sempre a qualidade do efluente tratado.

A actual ETAR de Vila Meã, datada de 1991, foi dimensionada para um total de 4 100 habitantes equivalentes, e localiza-se em Vila Meã pertencente ao Município de Amarante.

Tendo em consideração que actualmente, a ETAR já atingiu a afluência prevista em horizonte de projeto, e que os Estudos de alargamento do Sistema Multimunicipal de Abastecimento e Saneamento do Vale do Ave, preveem que no horizonte de projeto (30 anos) a população ligada à ETAR será de 12771 habitantes equivalentes, tornou-se necessário aumentar a capacidade desta infraestrutura.

 

As três ETAR’s, atendendo às características especificas dos efluentes a tratar, bem como a qualidade exigida para as descargas, contemplam diversas fases de tratamento dos afluentes, a fase líquida, a fase sólida e a fase gasosa (apenas fase de projeto).

As ETAR’s projectadas baseiam-se num tratamento secundário por lamas ativadas operado em regime de baixa carga, concretizado num reactor biológico com a configuração de vala de oxidação, com remoção de azoto e fósforo (sendo este ultimo removido por via química). As lamas em excesso (biológicas + químicas) que resultam do tratamento biológico serão sujeitas a um processo de espessamento, seguindo depois para uma etapa de desidratação mecânica.

 
     
     
     
     
     
 

Seminário de Oportunidades de Negócio junto do Banco Interamericano de Desenvolvimento

 
   
 

 

A Prospectiva esteve presente no Seminário de Oportunidades de Negócio junto do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que decorreu no passado dia 3 de Julho no Salão Nobre do Ministério das Finanças, ao qual se seguiram reuniões bilaterais com os representantes do BID para os sectores da Água e Energia e onde tivemos conhecimento dos projectos financiados pelo Banco na América do Sul, nomeadamente Brasil, Venezuela e Costa Rica, mercados de interesse para a empresa.

 
     
     
     
     
     
 

 

Encontro com Embaixador de São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe continua a ser uma das apostas comerciais da Prospectiva, para cimentar e discutir novas parcerias reuniram se à mesa, Embaixador de São Tomé e Príncipe Dr. Luis Guilherme d’ Oliveira Vargas e o Eng.º Luis Brito.

 
     
     
     
     
     
 

Novos Projectos Adjudicados

 
   
     
 

2192

P

 

EMEF-Emp. de Manutenção de Equipamento Ferroviários, SA.

 

Elaboração do Projeto de Dique para a Manutenção de Material Circulante


2193

F

  Ministério do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território  

Fiscalização da Empreitada de Construção de 30 Habitações de Interesse Social em Achada Bel Bel, Município de Santa Cruz (santa Cruz 2 - 01/ST/2014), na Ilha de Santiago


2194

F

  Águas do Noroeste, S.A  

Fiscalização, Gestão da Qualidade e Coordenação de Segurança em Obra e Coordenação da Gestão Ambiental da Empreitada AR2195 - Empreitada de Execução da ETAR de Esposende


2195

P

  Gebalis - Gestão de Bairros Municipais de Lisboa, EM  

Elaboração de Projetos de Especialidade para Obras em Instalações Próprias - Gabinete de Bairro Vale de Alcântara


2197

F

  CEFIPROL - Certificações, Fiscalização e Projetos  

Fiscalização, Gestão da Qualidade e de Coordenação de Segurança - Obra de Remodelação do Serviço de Medicina Nuclear - Hospital Garcia de Orta, EPE


2198

P

  Prospectiva - Ebepro   Projetos Executivos pra Ampliação e Implantação dos Sistemas de Tratamento de Esgoto de Campo Verde, Pedra Preta e São José do Rio Claro - MT

2199

F

  ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários   Fiscalização e de Coordenação e Acompanhamento da Segurança e Saúde da Obra Incubadora Brainlink

2200

F

  AgdA - Águas Públicas do Alentejo, SA   Fiscalização, Gestão da Qualidade, Coordenação de Segurança em Obra e Coordenação de Gestão Ambiental da "Empreitada de Expansão ao Município de Moura 3ª Fase (Safara)

2201

P

  Gebalis - Gestão de Bairros Municipais de Lisboa, EM   Elaboração do Projecto das Obras de Conservação e Reabilitação dos Edificiosno Bairro da Quinta dos Barros, no Bairro das Murtas e no Bairro Graça/Sapadores

2202

F

  Associação de Benificiários do Mira - ABMIRA   Gestão e Fiscalização da empreitada de automação dos Módulos do A. H. Mira

 
     
 
 
 

SEDE
Rua Major Neutel de Abreu, nº 16
1500 - 411 Lisboa
T +351 21 771 19 70
F +351 21 774 23 22
sede@prospectiva.pt
www.prospectiva.pt

DELEGAÇÃO
Rua do Estádio, Urb. Qtª da Bela Vista,
Lote A20, Lj 4 e 5 R/C
8200 -083 Albufeira
T +351 289 58 03 60
F +351 289 58 97 95
delegacao@prospectiva.pt