Se não conseguir visualizar correctamente esta mensagem, clique aqui.
 
 
   
  Nº12 - Janeiro de 2015  
     
     
     
  DESTAQUES  
   
     
  Festa de Natal 2014  
     
 

Mais uma vez, “a família Prospectiva” celebrou a confraternização de natal, no dia 13 de Dezembro de 2014, no Restaurante Jockey.

 
     
     
  1ª Avaliação do ano de 2014  
     
 

O volume de negócios de 2014 rondou os 4 milhões de euros, registando-se uma diminuição de cerca de 13,65%, face ao ano de 2013.

Em termos de distribuição por área de negócio, a facturação inerente à elaboração de Projectos teve um peso de cerca de 20% do volume de negócios total, enquanto que a Fiscalização de Empreitadas representou cerca de 78% da facturação emitida em 2014. Os restantes 2% breferem-se a trabalhos transversais ao "target" da Empresa.
No que se refere à componente geográfica, a facturação emitida para o mercado internacional representou cerca de 25% do volume total, sendo os países destinatários Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Angola, Brasil e Guiné Equatorial.

Durante o ano de 2014 o departamento comercial elaborou 211 propostas, sendo 147 para o mercado nacional e 64 para o mercado internacional. A taxa de sucesso foi de 18,48%, tendo resultado em 39 adjudicações, sendo 19 na área do projecto e 20 na área da fiscalização.

 
     
     
     
     
     
  NACIONAL  
   
     
 

Inauguração da Igreja dos Clérigos

 
     
 

 

Foi inaugurada com a presença do Primeiro-ministro Pedro Passos Coelho a renovada Igreja dos Clérigos, no Porto. Esta obra contou com a fiscalização da Prospectiva, tendo sido a mais importante obra de reabilitação e restauro fiscalizada pela empresa até à data. Construída entre 1732 e 1748, projetada pelo arquiteto italiano Nicolau Nasoni, esta é a principal obra deste arquiteto que se transferiu para o Porto, onde viveu até a sua morte e construiu obras tão significativas na cidade. O seu estilo dominante, o barroco está fortemente caracterizado na fachada  tanto da Igreja como da Torre dos Clérigos, assim como no seu interior.

 
     
 

Segundo o presidente da Irmandade dos Clérigos, padre Américo Aguiar, as obras nos Clérigos não sofreram "derrapagens de prazo, nem de orçamento", sendo que o monumento ganhou, 235 anos depois da sua primeira inauguração, o mesmo "esplendor" de 1779 onde os "pretos e cinzentos" deram lugar aos "rosas, dourados e brancos". "Os Clérigos têm agora a tradição e modernidade e a cultura e culto de mãos dadas", disse.

 
     
   
     
     
 

Inicio das obras no Túnel do Marão

O objecto da empreitada é a realização do “SUBLANÇO TÚNEL DO MARÃO” inserido na A4 – Auto-estrada do Marão. O traçado do sublanço inicia-se ao km 13+825, desenvolve-se para Este, em direcção a Vila Real, até ao km19+650. No traçado estão englobados, o túnel, e os dois pequenos troços de ligação às obras de Arte imediatamente adjacentes: o Viaduto V9 a Poente e o Viaduto V10 a Nascente do túnel.

 

 
 

O traçado do túnel insere-se na Auto-estrada do Marão, iniciando-se ao km 13+825 do Projecto de Execução do IP4 (A4) – Amarante/Vila Real, logo após a junta de dilatação do Viaduto V9, desenvolvendo-se até ao km19+650, na fronteira com o Viaduto V10, sendo esta quilometragem referenciada ao cálculo da directriz da galeria Sul, sentido Amarante/Vila Real (Oeste/Este, w/e). O traçado tem portanto 5 825 m de extensão.

O túnel do Marão foi projectado para ser constituído por dois túneis paralelos, designados por Túnel Norte (Este/Oeste, e/w) e Túnel Sul (Oeste/Este, w/e), com aproximadamente 5 667 m cada um, perfazendo um total de 11 335 m de túnel, que atravessam a Serra do Marão e se desenvolvem em sentido aproximado Oeste /Este.

 
 

 

 
     
     
     
     
  EVENTOS  
   
     
  Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2015  
     
 

A convite da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, promotor da edição de 2015 do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana e importante cliente, a Prospectiva esteve presente na apresentação deste prestigiado prémio, em cerimónia ocorrida na Galeria de Exposições Temporárias da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Para a presente edição, o Júri é constituído por André Jordan, Augusto Mateus, João Pedro Falcão de Campos; Manuel Reis Campos, e Vasco Peixoto de Freitas.

A escolha dos projetos vencedores caberá a um Júri constituído por cinco personalidades independentes de reconhecido prestígio no âmbito da economia, arquitetura, engenharia e imobiliário nacionais. Tal como na edição anterior, em 2015 o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana irá distinguir projetos em cinco categorias: Residencial, Comercial e Serviços, Turístico, Impacto Social e Cidade de Lisboa. Haverão ainda três Menções para a Melhor Reabilitação Inferior a 1.000 m², Melhor Intervenção de Restauro e Melhor Solução de Eficiência Energética.

 
     
   
     
  Conferência no Porto de Sines  
     
 

Com o objectivo estratégico de aproximação ao ambicioso plano de investimentos no sector dos portos, a Prospectiva participou na III Conferência anual subordinada ao tema “A estratégia dos 3 I’s – Industrialização da 4ª Geração, Inovação e Integração” organizada pela CPSI - Comunidade Portuária de Sines e que ocorreu na sede da APS – Administração do Porto de Sines.

O encontro teve como objetivo fazer uma análise que identifique desafios, oportunidades e que acrescente uma visão, ou várias, sobre o desenvolvimento futuro do País e da Europa, tendo por base aqueles três pilares.

 

 
     
 

De acordo com Carlos Vasconcelos, Presidente da CPSI, “Num momento em que o País e a Europa se debatem com estas questões centrais para o nosso futuro coletivo, e sendo Sines um dos mais importantes pólos industriais do País, a Direção da Comunidade Portuária entende ser seu dever transformá-lo numa oportunidade para a disseminação e implementação de estratégias promotoras da competitividade, da riqueza e do desenvolvimento”.

Foram oradores convidados o professor António Barreto, professor José Manuel Mendonça, do INESC, Eng. Mira Amaral, Dr. Miguel Guerreiro, da Siemens, e o Eng. Alberto Gavinhos, da Auto europa. A moderação estará a cargo do jornalista Luís Ferreira Lopes.

 
     
     
     
     
     
  INTERNACIONAL  
   
     
  Nigéria  
     
 

Sendo a Nigéria um mercado pouco explorado pelas empresas Portuguesas, mas com um ambicioso plano de investimento em infraestruturas para os próximos anos, a Prospectiva este presente no seminário organizado pela Câmara de Comércio e a CIEP, em parceria com a Associação de Amizade e Negócios Nigéria Portugal e com o apoio da Embaixada da Nigéria em Portugal e subordinado ao tema “Exportar e Investir na Nigéria”.

Com uma população de cerca de 170 milhões de habitantes e um Produto Interno Bruto de cerca de 520 mil milhões de dólares, a Nigéria apresenta-se como o país mais populoso do continente africano, tendo vindo a crescer anualmente entre 7 a 8%.

 

 
 

 

 
   
     
  Portugal Exportador 2014  
     
 

A Prospectiva esteve presente na edição 2014 do Portugal Exportador, organizado pela AIP – Câmara de Comércio e Indústria, AIP – Feiras, Congressos e Eventos, Novo Banco e a AICEP Portugal Global com o apoio da CIP-Confederação Empresarial de Portugal e da AEP-Associação Empresarial de Portugal.

Esta edição contou com presença de Embaixadas, associações regionais empresariais, câmaras de comércio, consultoras, mais de 100 oradores e cerca de 2000 empresas inscritas. É a maior iniciativa nacional dedicada à exportação, que permite ajudar as empresas a entrarem em mercados estrangeiros ou ajudar na sua estratégia de internacionalização.

A participação da Prospectiva visou o estreitar de relações com os representantes das embaixadas e câmaras de comércio dos países onde a empresa tem actividade ou expansão planeada.

 
     
   
     
 

 

A Prospectiva em Moçambique

Esta é a nossa equipa do Consórcio da Fiscalização da Reabilitação da Estrada R602 entre Mágoe e Mucumbura e R601 entre Estima e Maroeira na Província de Tete.

 
     
     
   
     
 





     
Foto 1 - Engº Luis Brito, Administrador da Prospectiva, SA, S.E. Tarcisio Obama Nsuee, Conselheiro Especial da Presidencia e Vice Presidente da Proyets G.E. e Engº João Piscarreta director geral da ProspectivaGE   Foto 2 - Engº António Mendonça, Prospectiva GE, Engº , Jiang Yun e Eng. Luis Brito, Administrador da Prospectiva, SA
 

A Prospectiva na Guiné Equatorial

O mercado da Guiné Equatorial continua a ser uma das grandes apostas do grupo Prospectiva. Na ultima viagem à capital do Engº Luis Brito reuniu-se com o Conselheiro Especial da Presidência e Vice Presidente da Proyets G.E.,nosso cliente, e com o responsável pela obra.

 
     
   
     
 

IMG_7044.JPG

Vista do Empreendimento

IMG_7045.JPG

Entrada do Empreendimento

 

A Prospectiva no Brasil

Continuam as obras do empreendimento Quintas da Serra da responsabilidade da Prospectiva Brasil.

 
     
     
     
     
     
 

Novos Projectos Adjudicados

 
   
     
 
Município de Alcoutim  

Actualização do Projecto de Abastecimento de Água, Saneamento e Tratamento na Localidade de Alcarias


Resialentejo-Tratamento e Valorização de Residuos,E.I.M  

Prestação de Serviços de Fiscalização da Empreitada de Construção dos acessos e da plataforma de manobras de apoio ao Sistema de Transferência da unidade de Tratamento Mecânico e Biológico em Beja


Prospectiva GE, Sociedad Limitada  

D'Analyse D'Offres et Supervision des Travaux Pour la Reconstruction de la Station Service Ngolo


Ministry of Agriculture,Irrigation Water Development  

Smallholder Irrigation and Value Addition Project


Município de Monchique  

Projecto de Remodelação das Redes de Águas, Águas Residuais Domésticas e Pluviais da Mata Porcas


Prospectiva Ebepro   Ses Macaé - Estudo de lançamento da ETE centro

Quinta da Ombria   Prestação de Serviços de Fiscalização - Obras de Urbanização - 1ª Fase - Obra de Arte sobre a Ribeira do Algibre

 
     
 
 
 

SEDE
Rua Major Neutel de Abreu, nº 16
1500 - 411 Lisboa
T +351 21 771 19 70
F +351 21 774 23 22
sede@prospectiva.pt
www.prospectiva.pt

DELEGAÇÃO
Rua do Estádio, Urb. Qtª da Bela Vista,
Lote A20, Lj 4 e 5 R/C
8200 -083 Albufeira
T +351 289 58 03 60
F +351 289 58 97 95
delegacao@prospectiva.pt