Se não conseguir visualizar correctamente esta mensagem, clique aqui.
 
 
   
  Nº7 - Outubro de 2013  
     
     
     
  Nacional  
   
     
 

Águas da Região de Aveiro, SA - Fiscalização, Gestão da Qualidade e Coordenação de Segurança em Obra da Empreitada - Execução da 1ª fase das Redes de Drenagem de Águas Residuais de Ovar/S. João e Esmoriz/Cortegaça

A equipa da Prospectiva afecta a este projecto já começou a trabalhar no passado dia 17 de junho (brevemente iremos dar destaque a esta empreitada)

 
     
   
     
 

ATMAD - Fiscalização, Gestão Ambiental e de Qualidade e Coordenação de Segurança em Obra da Execução da Reserva de Água de Montesinho e circuito de Ligação ao Sistema Existente - Inicio dos Trabalhos

A equipa da Prospectiva afecta a este projecto já começou a trabalhar no passado dia 1 de julho (ver Fiscalização em destaque).

 
     
   
     
 

EDIA - Prestação de Serviços para a Gestão e Fiscalização da Empreitada de Construção das Infraestruturas de Rega, Viárias e de Drenagem do Bloco de São Pedro – Baleizão - Inicio dos Trabalhos

O circuito hidráulico de São Pedro - Baleizão está inserido no subsistema do Pedrógão do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva. Este circuito hidráulico, formado por condutas elevatórias e gravíticas, tem origem na barragem de São Pedro e o objectivo de beneficiar as manchas de rega localizadas a Este da cidade de Beja, designadamente os blocos de rega de São Pedro - Baleizão e Baleizão - Quintos.
O Auto de  Consignação dos trabalhos foi assinado em 31.07.2013, sendo o seu prazo de execução previsto para 18 meses a contar desta data.

 
     
     
     
     
     
  Internacional  
   
     
 

GUINÉ EQUATORIAL - Novos trabalhos na GE – Projectos para a Execução de Estradas em Malabo

O trabalho adjudicado tem como objectivo a realização do projecto viário das estradas Radiale 5, Radiale 6 e Route Bokumbe; dotando estas 3 vias de todas as infraestruturas (sinalização, iluminação etc) necessárias, ordenando o transito e assegurando a segurança viária e pedonal.

 
     
   
     
 

BRASIL - Assinatura do contrato do Projecto Auditoria ao Projecto Executivo dos Sistema de Afastamento, Tratamento e Deposição Final dos Esgotos Urbanos do Município de Amparo e Abertura de Escritório em Amparo

Seguindo uma política de expansão no Brasil e adequando a nossa actividade à realidade do País, a Prospectiva-Ebepro abriu este mês um escritório em Amparo, no Estado São Paulo.

Escritório de Amparo

Eng.º Luis Brito e Jesus França

Engº Luis Brito e Dr. Arlindo Jorge

A par com a abertura deste escritório foi assinado o 1º contrato, mais concretamente: “Auditoria ao Projecto Executivo dos Sistema de Afastamento, Tratamento e Deposição Final dos Esgotos Urbanos do Municipio de Amparo.”. Este trabalho consistiu numa Auditoria às fases de Projecto e Obra do Sistema de Saneamento do Município de Amparo composto por 14 km de interceptores e de uma Estação de Tratamento de Esgoto atendendo a 65700 habitantes e tem por objetivo garantir o encaminhamento e tratamento dos esgotos produzidos pela população do município.

(Agradecemos a colaboração do Engº Telmo Gonçalves)

 
     
   
     
 

MOÇAMBIQUE – Início da Fiscalização da Reabilitação da Estrada R602 entre Mágoe e Mucumbura e da Estrada R601 entre Estima e Maroeira

Vai iniciar a Fiscalização da Reabilitação da Estrada R602 entre Mágoe e Mucumbura e da Estrada R601 entre Estima e Maroeira na Província de Tete, Moçambique, numa extensão de aproximadamente 57km.
Após um impasse de quase 2 anos esta fiscalização viu luz verde por parte da ANE – Administração Nacional de Estradas, após desbloqueamento de valores da União Europeia. Em consórcio com a Proengel e a Enaque relembramos que esta Fiscalização terá a duração de 18 meses e um valor de 824.223,00 €.

 
     
   
     
 

Elaboração do Projecto Executivo para Construção do Centro Provincial de Educação à Distância de Manica – Chimoio

O consórcio Prospectiva, SA/Proengel International Projects e a AGP foram incluídos na short-list para apresentação de propostas a este concurso. Após abertura das propostas financeiras e técnicas, o consórcio está em 1º lugar, aguardando apenas a adjudicação definitiva deste projecto.

 
     
     
     
     
     
  Fiscalização em Destaque  
   
     
 

Reserva de água de Montesinho e circuito de ligação ao sistema existente.

ATMAD - Fiscalização, Gestão Ambiental e de Qualidade e Coordenação de Segurança em Obra da Execução da Reserva de Água de Montesinho e circuito de Ligação ao Sistema Existente - Inicio dos Trabalhos
Presentemente, o abastecimento de água ao Concelho de Bragança depende, maioritariamente, do sistema com origem na Barragem de Serra Serrada.
Porém, este sistema tem uma capacidade que, actualmente, é já insuficiente para satisfazer a procura de água potável para abastecimento urbano, tendo vindo a ser estudadas, desde há mais de dez anos, soluções para reforço do mesmo.
Esses estudos foram encerrados com a emissão da Declaração de Impacte Ambiental (DIA) que se e que estabelece como solução para o referido reforço a construção das seguintes obras:

  • Barragem da Reserva de Água de Montezinho.
  • Circuito Hidráulico de Ligação desta Última ao Sistema Existente.

A barragem da Reserva de Água de Montezinho localizar-se-á nas cabeceiras do Rio Sabor, numa secção em que a bacia hidrográfica dominada é de 10,1 km2.
Tratar-se-á de uma barragem de enrocamento com cortina de estanquidade de betão a montante. A sua altura máxima acima da fundação será de 36,5 m e a albufeira criada terá 35,8 ha de área inundada e 3 698 053 m3 de volume de armazenamento total à cota do NPA (1217,50)

A finalidade única desta barragem será a de assegurar o abastecimento urbano ao Concelho de Bragança.
O presente Projeto de Execução engloba as seguintes obras:

  • Barragem propriamente dita
  • Desvio provisório do rio, destinado a permitir a construção da barragem
  • Descarga de fundo da barragem, obtida por adaptação da galeria de desvio provisório
  • Tomada de água para abastecimento urbano
  • Sistema de garantia de caudais ecológicos
  • Canal de Ligação da Albufeira Criada pela Barragem a um Novo Leito Alternativo do Rio Sabor, o qual funcionará, também, como descarregador de cheias e como destino dos caudais ecológicos a garantir
  • Circuito Hidráulico de Ligação ao Sistema de Abastecimento Existente, constituído por uma conduta enterrada de PEAD DN630, com cerca de 2800 m de comprimento
  • Sistema de acessos compreendendo:
  • Estradão de acesso ao coroamento da barragem, a construir na margem direita da albufeira, com cerca de 600 m de extensão, a partir de estrada florestal já existente
  • Estradão de acesso ao pé da barragem, a construir a partir da câmara de carga para Central com cerca de 2840 m de extensão. Esta via servirá, também, como plataforma de implantação da conduta de PEAD DN630 do circuito hidráulico de ligação atrás referido.
  • Obras complementares de valorização ambiental.

Em termos de Fiscalização a equipa é assegurada pelos seguintes elementos:
Director Fiscalização, Eng.º Civil residente, Eng.º Eletromecânico, Eng.º Ambiente, Coordenador de Segurança, Técnica. Arqueologia, Equipa Topográfica e Apoio Administrativo.
Prevê-se de contrato, uma duração de obra de 14 meses e um valor a rondar os 5.300.000,00€
A obra iniciou em 1 de Julho de 2013.

Agradecemos a colaboração do Engº Rui Borges

 
     
     
     
     
     
  Projecto em Destaque  
   
     
 

Elaboração de Projetos Executivos de Remediação de Áreas degradadas (Lixões) dos Municípios de Japeri, Engenheiro Paulo de Frontin e Mendes


Lixão de Japeri

Lixão Eng.º Paulo Frontin

Lixão Mendes

Os Projetos Executivos de Remediação das Áreas degradadas dos Municípios de Japeri, Mendes e Engenheiro Paulo de Frontin englobam as fases de caracterização das áreas do lixões, de remediação (taludes, coleções hídricas e massa aterrada) e de controle e monitoramento ambiental da áreas remediadas.

O encerramento das Áreas degradadas dos Municípios de Japeri, Mendes e Engenheiro Paulo de Frontin foi projetado para manter um desempenho que permita:

  • Responder sem degradação às condições climatéricas locais;
  • Impedir a infiltração de águas para o interior do lixão;
  • Possuir um adequado sistema de drenagem superficial das águas pluviais;
  • Evitar qualquer situação de acesso ao interior da massa de resíduos;
  • Possuir um eficiente controlo do sistema de extração de biogás sem acesso direto por parte de pessoas estranhas;
  • Oferecer condições para o crescimento de vegetação e permitir a integração paisagística da infra-estrutura, e;
  • Proteger todos os órgãos e equipamentos de monitorização.

A população atendida pelo lixão de Engenheiro Paulo de Frontin é de 13.500 habitantes e, este, entrou em operação à cerca de 10 anos, recebendo diariamente cerca de 9 toneladas de resíduos domésticos e comerciais.

O lixão de Mendes atende uma população de aproximadamente 18.000 habitantes, recebendo diariamente 12 toneladas de resíduos domésticos e comerciais, assim como, embora de pequena expressão, entulhos e resíduos de pequenas indústrias de madeira, marmorarias e gráfica. O lixão de Mendes encontra-se em operação desde a década de 1980.

A população atendida pelo lixão de Japeri é de 97.000 habitantes e, este, entrou em operação à cerca de 20 anos, recebendo diariamente, na atualidade, aproximadamente 80 toneladas de resíduos domésticos e comerciais, 60 toneladas de entulhos e resíduos de podas. No decorrer da sua exploração passou a receber também uma média mensal de 2 toneladas de resíduos de saúde, situação esta que já não ocorre no momento atual.

Face à responsabilidade do operador pela garantia das condições adequadas da fase de pós-encerramento dos Lixões, através do controlo e da manutenção destas infra-estruturas e respetivas emissões associadas, o projeto englobou também a definição de um Plano de Monitoramento Ambiental.

(Agradecemos a colaboração do Engº Telmo Gonçalves)

 
     
     
     
     
     
  Palavra de Colaborador  
   
     
 

Caros colegas,

Foi com alegria que recebi este convite para escrever algumas palavras acerca desta nossa casa, a Prospectiva.
Quando cá cheguei em 2001, a Empresa estava em franco crescimento e tudo acontecia ao mesmo tempo e aqui na Delegação sul muitos foram os que entraram na mesma altura que eu e felizmente após estes anos alguns deles ainda fazem parte desta família, digamos que foi um ano de “boa colheita”.

A certificação da Empresa na área da Qualidade estava a dar os primeiros passos e nós com todo o nosso esforço e empenho conseguimos corresponder e dar cumprimento às exigências dos auditores, contribuindo para a obtenção da Certificação.

Os anos foram passando e foi com muito trabalho e dedicação que acompanhei e cresci com esta Empresa, ao fim de 13 anos nesta casa recordo muitos e bons momentos, mas acima de tudo muitas amizades criadas, confesso que por vezes e com alguma nostalgia relembro os tempos em que floreavam obras no Algarve e que a nossa Delegação Sul tornava-se pequena para tanta gente, mas como tudo na vida as circunstâncias mudam e tivemos que nos ajustar e adaptar à conjuntura actual.

Penso que em boa hora foi feita a aposta no mercado internacional e que apesar das dificuldades encontradas e por vezes retornos tardios, era sem dúvida o caminho a seguir em paralelo com o mercado nacional.
É difícil prever o futuro, contudo uma coisa é certa, as empresas têm pessoas mas são as pessoas que fazem as empresas, pelo que está nas nossas mãos o futuro da nossa, entendo que a cada um cabe com as suas devidas competências, obrigações e cargos, trilhar e ajudar a traçar o caminho a seguir. Eu pessoalmente sempre me senti acarinhada dentro desta casa, só posso desejar o melhor e que o futuro seja acima de tudo próspero e sustentável.
Um bem aja a todos e aproveito aqui para vos deixar um pequeno lema de vida, que eu acredito, tento practicar e que gostaria de partilhar convosco.

“A vida é uma passagem… por isso e como já tens bilhete escolhe o teu lugar consoante o que queres fazer nesta viagem, virado de costas e olhando para o que ficou pra trás ou de frente e de olhos postos no caminho e destinos a percorrer, aproveitando cada paragem e recomeço para reforçar forças e traçar novas direcções, a felicidade está na viagem e o destino final apenas nos ajuda na escolha do caminho”

Helena Guerreiro
Engº Civil
Delegação Sul

 
     
     
     
     
     
  Prospectiva em Números  
   
     
  Novos Projectos Adjudicados  
     
 

Prospectiva-Ebepro
Projectos das Redes Hidráulicas da Igreja de Santo António, Souzas, São Paulo

 

Prospectiva-Ebepro
Auditoria ao Projecto Executivo dos Sistema de Afastamento, Tratamento e Deposição Final dos Esgotos Urbanos do Municipio de Amparo

 

IGA - Investimentos e Gestão da Água, S.A.
Revisão de Projecto - Ampliação da Capacidade de Tratamento da ETA da Ribeira Brava

 

EP - Estradas de Portugal
EN229 - Reabilitação entre Vilarouco (km 0+000) e Penedono (km15 + 480)

 

Simarsul
Projecto de Execução da Remodelação de Infraestruturas dos Subsistemas da Quinta da Bomba e do Seixal

 

Direção Regional do Ambiente
Alteração do Projecto de Requalificação da Fajãzinha - Laje das Flores

 

PT PRO
Coordenação de Segurança em Obra Açores - Trabalhos de impermeabilização - Estação Cabos Submarinos da Graciosa - 47926L

 

PT PRO
Coordenação de Segurança e Saúde - Edifício de Loulé - obras de remodelação da cobertura - 47838L

 

PT PRO
Serviços de Coordenação de Segurança em Obra - Açores - Edifício Horta - concepção/construção - 47793L

 

PT PRO
Serviços de Coordenação de Segurança em Obra - Impermeabilizações - Angra do Heroísmo - Terceira, Velas - São Jorge e Madalena - Pico - 47789L

 

PEGOP
Peritagem Técnica Estrutural à Central do Pego

 

Prospectiva GE, Sociedad Limitada
Projecto para a Execução de Estradas em Malabo

 

Parquescolar
Prestação de serviços de Técnico Responsável pela Exploração das Instalações Elétricas das Escolas da Delegação Norte - LN6 - do Programa de Modernização das Escolas com Ensino Secundário

 

CM Almada
Fiscalização, Controlo, Planeamento e Coordenação de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho da Empreitada de Construção da Paisagem Superior entre o Pragal (Quinta dos Crastos) e o Parque da Paz

 

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Projeto de Requalificação do Edifício do Antigo Hospital no Complexo de S. Roque, em Lisboa - Projecto de Especialidades

 

PT PRO
Coordenação de Segurança e Saúde - Açores - Edifício vasco da Gama - Revisão da Cobertura e Sala CTA - Processo 47790L

 

CM Monchique
Projecto de Execução da Estação de Tratamento de Águas Vale Largo/Gralhos

 

PT PRO
Coordenação de Segurança e Saúde - Açores - Edifício do Príncipe do Mónaco - Substituição de Vãos

 

H3P - Engenharia e Gestão Lda
Estudo de Impacto ambiental para Construção de Edifício em Talatona - Luanda - Angola

 

Parquescolar
Prestação de Serviços de Técnico Responsável pela Exploração das Instalações das Escolas da Delegação Sul - Lote LS4, do Programa de Modernização das Escolas com Ensino Secundário

 

Parquescolar
Prestação de Serviços de Técnico Responsável pela Exploração das Instalações Elétricas das Escolas da Delegação Sul - LS6, do Programa de Modernização das Escolas com Ensino Secundário

 

Valor Ambiente, SA
Revisão do Projecto de Execução do "Acesso à 3ª fase do Aterro Sanitário da ETRS da Meia Serra e Infraestruturas Associadas

 

IGA - Investimentos e Gestão da Água, S.A.
Revisão de Projecto de Execução da "Rede de Rega do Parque Agrícola do Porto Santo

 

Irmandade dos Clérigos
Coordenação e Fiscalização da Obra de Reabilitação do Conjunto Edificado da Igreja e Torre dos Clérigos

 

PEGOP - Energia Eléctrica S.A.
Reabilitação da Rede de Drenagem de Águas Residuais do Centro de Produção de Electricidade do Pego - Supervisão e Fiscalização conforme especificação Técnica MTMC316

 

PEGOP - Energia Eléctrica S.A.
Reabilitação da Rede de Drenagem de Águas Residuais do Centro de Produção de Electricidade do Pego - Coordenador de Segurança conforme especificação Técnica MTMC315

 

Câmara Municipal de Lisboa
Fiscalização e Coordenação de Segurança em Obra da Empreitada nº 25/DMPO/DCME/DPE/2012 - Reabilitação e Ampliação da Escola Básica Paulino Montez- Financiamento de PIPARU

 

Águas do Centro, SA
Fiscalização, Gestão da Qualidade, Coordenação de Gestão Ambiental das Empreitadas: Obra 205 B - Construção do Sistema interceptor de Águas Residuais da ETAR de Praia do Ribatejo e Obra nº 204 – Remodelação da ETAR de Vila Nova da Barquinha e das EE de Casur e Atalaia

 

Prospectiva GE
Supervision y Control de las obras de Construcción del Campus Universitario de Malabo

 
     
 
 
 
SEDE
Rua Major Neutel de Abreu, nº 16
1500 - 411 Lisboa
T +351 21 771 19 70
F +351 21 774 23 22
sede@prospectiva.pt
www.prospectiva.pt
DELEGAÇÃO
Rua do Estádio, Urb. Qtª da Bela Vista,
Lote A20, Lj 4 e 5 R/C
8200 -083 Albufeira
T +351 289 58 03 60
F +351 289 58 97 95
delegacao@prospectiva.pt