Se não conseguir visualizar correctamente esta mensagem, clique aqui.
 
 
   
  Nº9 - Maio de 2014  
     
     
     
  Projecto em Destaque  
   
  Sistema de Esgotamento Sanitário do Município de Macaé  
  Rio de Janeiro, Brasil  
     
 

O Município de Macaé, pertence ao estado do Rio de Janeiro, localizando-se junto ao Oceano Atlântico, a pouco mais de 150km a Nordeste da capital do estado.

Para atingir os padrões estabelecidos na legislação em vigor, a Prefeitura Municipal de Macaé elaborou o Plano de Saneamento Básico de Macaé, com base no qual abriu concurso para concessão dos serviços públicos de drenagem e tratamento de águas residuais, como a melhor solução para resolver os problemas de saneamento básico diagnosticados.

 

A empresa que ganhou a concessão dos serviços foi a Foz do Brasil SA, empresa do grupo Odebrecht (Odebrecht Ambiental), tendo criado para o efeito a Foz de Macaé, SA.

A área a infraestruturar encontra-se dividida em 4 Subsistemas, designadamente o Subsistema CENTRO, o Subsistema AEROPORTO, o Subsistema MUTUM e o Subsistema LAGOMAR.

Foram lançados pela Foz de Macaé SA, concursos para realização dos projetos de execução das infraestruturas a implantar, tendo sido adjudicados à Prospectiva Ebepro, Engenharia e Projetos Ltda., os projetos relativos ao Sistema de Esgotamento Sanitário do Subsistema CENTRO.

Nesse contexto, serão desenvolvidos projetos de execução para a totalidade da área em estudo, tendo como objetivo a implantação de redes coletoras de esgotos, interceptores, sistemas elevatórios, e todas as obras necessárias à condução dos efluentes de águas residuais produzidos, a uma nova Estação de Tratamento de Esgotos (E.T.E.) a construir pela concessionária.

Foi já realizada uma fase de estudo conceptual, na qual de definiram as grandes linhas caracterizadoras das bacias que constituem os sistemas de esgotos do Subsistema Centro, propondo desde logo um conjunto de soluções de base, critérios de dimensionamento e soluções construtivas.

O Subsistema Centro, contempla um total de 12 bacias, designadamente as bacias 4, 6, P, 7A, 7B, 7C, 7D, 7E, 7F, 8, 8A, 9, distribuídas de acordo com o mapa seguinte.

Extensão da área em estudo:
Área abrangida pelo Subsistema Centro do Município de Macaé – 2.250Ha

Número de habitantes servidos:
No início do Plano (ano 2014) – 108.174hab.
No final do plano (ano 2044) – 244.177hab.

Extensão de coletores: total de 204.750m,
estimando-se:

Coletores existentes a aproveitar – 31.150m;
Coletores a implantar – 173.600m;

Estações elevatórias:
74 Estações elevatórias de esgoto com caudais variáveis entre 1 e 510l/s

 
 
     
     
     
     
     
  Projecto em Destaque  
   
 

Centro Provincial de Ensino à Distância de Manica

 
  Cidade de Chimoio, Moçambique  
     
 

Moçambique conta atualmente com dois centros provinciais de ensino a distância (CPED), um que funciona na cidade de Maputo e que constitui o ponto nevrálgico deste sistema de ensino, e outro que está instalado na cidade de Lichinga, província nortenha de Niassa.

De acordo com a estratégia do governo de Moçambique para o ensino secundário geral, prevê-se que num futuro próximo estejam inscritos 120 mil alunos neste subsector do ensino à distância, sendo assim indispensável alargar a respetiva rede de apoio.

 

Nesse contexto resolveu-se implementar o centro de Chimoio na província de Manica (Centro do país), prevendo-se a necessidade de mobilizar recursos financeiros para a edificação posterior de outros centros, em cidades com Cabo Delgado, Zambézia, Tete e Gaza.

As premissas lançadas para a construção do centro provincial do ensino à distância (CPED) de Manica a ser construído na cidade de Chimoio, foram a obtenção de uma infraestrutura moderna e funcional, perfeitamente dimensionada e adequada às necessidades e objetivos propostos, sem perder de vista a fundamental contenção de custos.

O edifício projetado é composto por um único piso. Acede-se ao edifício por meio de um átrio central que comunica com zona de sala de convívio, bar e espaço de esplanada, com um auditório com capacidade para 200 lugares, com a biblioteca e instalações sanitárias. A partir deste átrio central nascem os corredores de acesso às salas de professores, salas de aulas, instalações sanitárias, áreas técnicas e de arrumos.

Em termos arquitetónicos destaca-se o corpo do auditório que forma uma espécie de onda que corta o edifício, efeito acentuado através de soluções construtivas e cromáticas que se destacam da restante construção.

A Prospectiva – Projetos, Serviços e Estudos, SA desenvolveu em coordenação com a AGP – Ambiente, Gestão e Projetos, LDA, responsável pelo projeto geral de arquitetura, todos os projetos de especialidades de engenharia destinados à construção do novo edifício, englobando os seguintes estudos:

  • Projeto de segurança integrada incluindo segurança contra risco de incêndio;
  • Projeto de estabilidade, considerando estruturas mistas de betão armado e metálicas;
  • Redes de instalações elétricas – potência total de 112 kVA;
  • Grupo eletrogéneo de emergência – potência total de 200 kVA
  • Sistema de vídeo-vigilância CCTV;
  • Sistema de controlo de acessos;
  • Redes de telecomunicações, voz e dados;
  • Reserva de água para consumo (total de 35m3);
  • Central hidropressora para redes de consumo;
  • Sistemas de Produção de AQS;
  • Redes de distribuição de águas frias e quentes;
  • Redes de drenagem de águas residuais domésticas;
  • Sistema de tratamento de águas residuais domésticas;
  • Rede de drenagem de águas pluviais e poços de infiltração;
  • Sistema de ventilação e climatização;
 
     
     
     
     
     
  Feira da Água  
   
     
 

A Prospectiva esteve presente no certame Feira da Água promovido pela CM de Beja, pela ACOS – Agricultores do Sul, e a Alentejo XXI.

A exposição com mais de 100 expositores visou promover as novas tecnologias e culturas agrícolas, criar dinâmica empresarial, estimular a cooperação a atividade económica associada à agricultura e ao turismo, com vista ao desenvolvimento sustentável do concelho.

Colaboradores presentes na feira (da esq. para a dta): Engº Hugo Amaral, Fábio Máximo e Engº Jorge Lascas

 
 
     
     
     
     
     
 

Novos Projectos Adjudicados

 
   
     
 

2176

I

 

PROSPECTIVA-EBEPRO

 

Projecto do Sistema de Esgotamento Sanitário Subsistema Centro - Município de Macaé, Estado do Rio de Janeiro


2177

F

 

ASSOCIAÇÃO DE REGANTES E BENEFICIÁRIOS DE CAMPILHAS E ALTO SADO

 

Empreitada de Reabilitação da Ponte Canal do Faial


2178

F

 

ASSOCIAÇÃO DE REGANTES E BENEFICIÁRIOS DO VALE DO SORRAIA

 

Prestação de Serviços de Fiscalização, Controlo e Coordenação de Segurança da Empreitada de Melhoria da Operacionalização, da Gestão e da Eficiência do Canal Peso - Salvaterra (4º Troço)


2179

F

 

ÁGUAS DO NOROESTE

 

GE 2213 - Prestação de Serviços de Fiscalização, Gestão da Qualidade e Coordenação de Segurança em Obra e Coordenação da Gestão Ambiental da Empreitada AR2191 - Empreitada de Execução do Sistema Elevatório do Rio Este (FD 10) - 1ª Fase


2180

P

 

ÁGUAS E RESIDUOS DA MADEIRA

 

Reformulação do Sistema Adutor do Porto da Cruz Incluindo a Zona Alta do Gambão e do Folhadal - Projecto de Execução


2181

F

 

ASSOCIAÇÃO DE BENEFICIÁRIOS DA OBRA DA VIGIA

 

Fiscalização e Acompanhamento Arqueológico da Empreitada de Reabilitação da Rede Secundária de Rega do Aproveitamento Hidroagricola da Vigia


2184

P

 

EMPRESA DE MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTO FERROVIÁRIO

 

Projecto para a Reabilitação / Renovação de Cobertura de uma Nave Industrial


2187

I

 

PROSPECTIVA GE

 

Assistencia Técnica dos Trabajos de Control Y Supervision de las Obras de Constrruccions de um Campus Universitário e Malabo


2188

I

 

PROSPECTIVA-EBEPRO

 

Revisão do Projeto "Transferência de Ligações Domiciliares Rua Carlos de Campo, Rua São Benedito e Adjacências do Município de Amparo


2189

P

 

EMPRESA DE MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTO FERROVIÁRIO

 

Projeto de Remodelação de Espaços e Construção de WC's - POC - Entroncamento


2190

CS

 

SIMTEJO

 

Coordenação de Segurança e Saúde em Obra


2191

P

 

H3P - ENGENHARIA E GESTÃO

 

Parecer Técnico às Especialidades de Electricidade e Segurança contra Incêndios do Projeto de Execução do Quebra-Mar do Porto de Cabinda

 
     
     
     
     
     
  Festa de Natal  
   
     
 

No passado dia 21 de Dezembro reunimos a família Prospectiva em mais um convívio de Natal no Restaurante/Bar 3D. Aqui ficam algumas das fotos:

 
     
 
 
 
SEDE
Rua Major Neutel de Abreu, nº 16
1500 - 411 Lisboa
T +351 21 771 19 70
F +351 21 774 23 22
sede@prospectiva.pt
www.prospectiva.pt
DELEGAÇÃO
Rua do Estádio, Urb. Qtª da Bela Vista,
Lote A20, Lj 4 e 5 R/C
8200 -083 Albufeira
T +351 289 58 03 60
F +351 289 58 97 95
delegacao@prospectiva.pt