Novas infraestruturas aceleram segurança alimentar e produtiva em Chilingali

A assistência técnica prestada pela Prospectiva, que decorria no âmbito de um projeto da União Europeia para reforçar a segurança alimentar através da irrigação em pequena escala em Chilingali, no Malawi, foi terminada no passado dia 15 de outubro. O projeto, financiado pela União Europeia a fundo perdido, com um valor de cerca de 4 milhões de euros, resultou de um consórcio entre a Prospectiva e mais duas empresas, designadamente a Comitato Internazionale per lo Sviluppo dei Popoli – CISP e a Total Land Care –TLC.

Designado por Enhancing Food Security Through Small-Scale Irrigation in Malawi: The Case of Chilingali Irrigation Scheme – T. A. Malengachanzi in Nkhotakota District”, a Prospectiva prestou os seus serviços em vários momentos do projeto, com uma intervenção que representou 40% do valor financiado. Assim, numa primeira fase, a empresa foi responsável pela revisão do projeto base bem como pela elaboração do respetivo projeto de execução. A elaboração dos documentos para concurso público internacional bem como a avaliação de propostas de construção e negociação com as três propostas melhor classificadas, foram também asseguradas pela Prospectiva. Já no decorrer das empreitadas, a Prospectiva foi ainda responsável pela fiscalização dos trabalhos de construção, a gestão de reclamações de empreiteiro, o comissionamento das obras e, finalmente, a formação da operação.

No decorrer do projeto, foram construídas diversas infraestruturas que vão permitir aos agricultores fazerem um melhor uso da terra, com práticas agrícolas mais produtivas, competitivas e diversificadas. Para tal, o perímetro irrigado de Chilingali foi reabilitado e aumentado para uma área total de 150 hectares e foi construída uma barragem em terra com enrocamento, com 10 metros de altura e 160 metros de cumprimento, descarga de fundo, descarregador de cheias, bacia de amortecimento e sistemas de proteção. Das construções resultaram também uma tomada de água com capacidade para 1000 litros por segundo, um tanque de sedimentação, drenagem, uma conduta de irrigação principal, 18 condutas de irrigação secundárias e um sistema de irrigação terciário. Os beneficiários da zona afetada contam agora seis novos edifícios residenciais, um laboratório, dois armazéns e com novos caminhos rurais que incluem uma ponte com 20 metros de cumprimento, três metros de largura e quatro metros de altura. Os trabalhos de construção resultaram de um valor de cerca de 1,7 milhões de euros de investimento.

L
Inaugurada a Central Solar Fotovoltaica de Bolama, Guiné-Bissau

Inaugurada a Central Solar Fotovoltaica de Bolama, Guiné-Bissau

Já está em funcionamento a nova Central Solar Fotovoltaica de Bolama, Guiné-Bissau, bem como a sua rede de iluminação pública, uma obra na qual a PROSPECTIVA participou com a Elaboração do Estudo de Impacto Ambiental Simplificado e do Caderno de Encargos, e a...

3000 projetos em 45 anos de PROSPECTIVA

3000 projetos em 45 anos de PROSPECTIVA

A PROSPECTIVA acaba de assinalar mais um feito notável na história da empresa, ao ter assinado o projeto nº3000, que contempla a Fiscalização da Empreitada de Construção da Barragem de Gebelim e Caminho de Acesso ao Coroamento, adjudicada pela Junta de Agricultores do...