Prestação de Serviços de Fiscalização e Coordenação de Segurança em Obra da construção do novo Entreposto LIDL em Santo Tirso

A concluir a Prestação de Serviços de Fiscalização e Coordenação de Segurança em Obra da construção do novo Entreposto LIDL em Santo Tirso.

O Entreposto ficou implantado num terreno de 14 hectares constituído por uma Nave, edifício administrativo, 2 edifícios técnicos, Robot (Silo) e portaria. A Nave tem cerca de 48.000m2 cujos 16.860m2 são em zonas refrigeradas, tendo só a câmara congeladora 3.380m2 (com um volume de 50.760m3).

A estrutura do edifício da Nave é executada num sistema de pilares e vigas em elementos pré-fabricados de betão. O piso térreo em betão armado exigiu grande controlo de qualidade. O revestimento da fachada da Nave e zona de Robot foi executado essencialmente painéis pré-fabricados em betão, com isolamento térmico e painéis isotérmicos de fachada, tipo “sandwich”. O alçado exposto da área administrativa foi executado em Alucobond. A impermeabilização da cobertura foi assegurada por um sistema de telas sobre um sistema tipo “deck” em chapa metálica.

O Robot, com 5.880m2, tem como objectivo a optimização e a distribuição e armazenamento de paletes através de robotização e processo automático, salienta-se da Nave pela sua altura, diferente das correntes, 40 metros.

Os escritórios, com acabamentos mais nobres, foram amplamente elogiados pela qualidade de execução, pelo próprio Cliente.

As infraestruturas inerentes ao empreendimento resumem-se (o termo não traduz o trabalho, face à dimensão e especificidade do projeto) ao grande sistema de frio, deteção de incêndio, instalações elétricas e mecânicas, gestão técnica centralizada, combate a incêndio, e ainda a instalação de Painéis Fotovoltaicos.

A maior dificuldade neste projeto foi o controlo de qualidade exigido pelo Cliente, a coordenação dos diferentes empreiteiros contratados e a dimensão do empreendimento, que conseguimos superar com o envolvimento e dedicação da equipa mobilizada.

Deixa-nos esperar que sejamos novamente convidados para futuros empreendimentos deste Cliente com a vantagem da aprendizagem resultante deste Projeto.

Como coordenadora da equipa, quero agradecer a todos os que integraram a equipa (Eusébia Fernandes, Rafael Amorim, Armanda Silva, Marco Barbosa, André Santos, António Micaelo e Ademar Marcos, e ainda o apoio da Guiomar Lascasas nos orçamentos e medições) a dedicação e paciência em aturar o meu mau feitio.

Engª Cristina Lima coordenadora da equipa.

L
Inaugurada a Central Solar Fotovoltaica de Bolama, Guiné-Bissau

Inaugurada a Central Solar Fotovoltaica de Bolama, Guiné-Bissau

Já está em funcionamento a nova Central Solar Fotovoltaica de Bolama, Guiné-Bissau, bem como a sua rede de iluminação pública, uma obra na qual a PROSPECTIVA participou com a Elaboração do Estudo de Impacto Ambiental Simplificado e do Caderno de Encargos, e a...

3000 projetos em 45 anos de PROSPECTIVA

3000 projetos em 45 anos de PROSPECTIVA

A PROSPECTIVA acaba de assinalar mais um feito notável na história da empresa, ao ter assinado o projeto nº3000, que contempla a Fiscalização da Empreitada de Construção da Barragem de Gebelim e Caminho de Acesso ao Coroamento, adjudicada pela Junta de Agricultores do...