Prestação de Serviços de Fiscalização e Coordenação de Segurança em Obra da construção do novo Entreposto LIDL em Santo Tirso

Set 23, 2020

A concluir a Prestação de Serviços de Fiscalização e Coordenação de Segurança em Obra da construção do novo Entreposto LIDL em Santo Tirso, que envolveu uma equipa considerável, venho deixar o nosso contributo à nossa newsletter. Vai deixar saudades, como todas as outras obras evidentemente, mas mais pelo envolvimento de todo uma equipa que se dedicou em pleno ao projeto.

O Entreposto ficou implantado num terreno de 14 hectares constituído por uma Nave, edifício administrativo, 2 edifícios técnicos, Robot (Silo) e portaria. A Nave tem cerca de 48.000m2 cujos 16.860m2 são em zonas refrigeradas, tendo só a câmara congeladora 3.380m2 (com um volume de 50.760m3).

A estrutura do edifício da Nave é executada num sistema de pilares e vigas em elementos pré-fabricados de betão. O piso térreo em betão armado exigiu grande controlo de qualidade. O revestimento da fachada da Nave e zona de Robot foi executado essencialmente painéis pré-fabricados em betão, com isolamento térmico e painéis isotérmicos de fachada, tipo “sandwich”. O alçado exposto da área administrativa foi executado em Alucobond. A impermeabilização da cobertura foi assegurada por um sistema de telas sobre um sistema tipo “deck” em chapa metálica.

O Robot, com 5.880m2, tem como objectivo a optimização e a distribuição e armazenamento de paletes através de robotização e processo automático, salienta-se da Nave pela sua altura, diferente das correntes, 40 metros.

Os escritórios, com acabamentos mais nobres, foram amplamente elogiados pela qualidade de execução, pelo próprio Cliente.

As infraestruturas inerentes ao empreendimento resumem-se (o termo não traduz o trabalho, face à dimensão e especificidade do projeto) ao grande sistema de frio, deteção de incêndio, instalações elétricas e mecânicas, gestão técnica centralizada, combate a incêndio, e ainda a instalação de Painéis Fotovoltaicos.

A maior dificuldade neste projeto foi o controlo de qualidade exigido pelo Cliente, a coordenação dos diferentes empreiteiros contratados e a dimensão do empreendimento, que conseguimos superar com o envolvimento e dedicação da equipa mobilizada.

Deixa-nos esperar que sejamos novamente convidados para futuros empreendimentos deste Cliente com a vantagem da aprendizagem resultante deste Projeto.

Como coordenadora da equipa, quero agradecer a todos os que integraram a equipa (Eusébia Fernandes, Rafael Amorim, Armanda Silva, Marco Barbosa, André Santos, António Micaelo e Ademar Marcos, e ainda o apoio da Guiomar Lascasas nos orçamentos e medições) a dedicação e paciência em aturar o meu mau feitio.

Engª Cristina Lima coordenadora da equipa.

Mais Notícias

Fiscalização da Empreitada da Escola Básica nº 5, Olhão

Fiscalização da Empreitada da Escola Básica nº 5, Olhão

Foi recentemente inaugurada a Empreitada de Requalificação da Escola Básica n.º 01 e N.º 5, a Prospectiva teve um papel fundamental ao acompanhar a mesma, através da Prestação de Serviços de Fiscalização. A empreitada desenvolveu-se ao longo de 21 meses e teve um...