Plano municipal de drenagem e gestão de aguas pluviais do concelho de Sintra (fase 1)

,
Plano municipal de drenagem e gestão de aguas pluviais do concelho de Sintra (fase 1)

Bacias hidrográficas das principais linhas de água do concelho de Sintra

A elaboração do Plano incidiu sobre as principais linhas de água do Concelho de Sintra. Foram identificadas 25 linhas de água principais, com uma extensão total de cerca de 145 km, distribuídas por 21 bacias hidrográficas, sendo 5 pertencentes à Bacia Hidrográfica do Tejo, e 16 pertencentes às Bacias Hidrográficas das Ribeiras do Oeste, numa área total de 290 km2.

O Plano engloba os Estudos de Base, o estudo das Bacias Hidrográficas e Escoamento Superficial, e a Propositura de Estratégias, Ações e Medidas.

Nos Estudos de Base, foi efetuada a caraterização de todo o Concelho de Sintra, focando aspetos como o ordenamento do território, o enquadramento demográfico, a caraterização climatológica, o uso do solo, a geologia e geomorfologia, a ecologia, as infraestruturas de saneamento, e o enquadramento legislativo aplicável.

No estudo das Bacias Hidrográficas e Escoamento Superficial, foi realizada a caraterização física completa de cada bacia hidrográfica, e elaborados estudos para a determinação do regime de precipitações intensas, estudos hidrológicos, e estudos hidráulicos, que apoiados nos respetivos levantamentos topográficos, permitiram caraterizar o Escoamento Superficial de cada linha de água, e determinar os níveis máximos atingidos em cheia, para diversos períodos de retorno. Essa determinação permitiu identificar as zonas críticas de escoamento superficial no concelho.

A Propositura de Estratégias, Ações e Medidas visa dar resposta às zonas críticas identificadas, propondo estratégias, intervenções físicas e ações de gestão de águas pluviais a implementar.

Cliente: SMAS SINTRA
Localização: Concelho de Sintra, Distrito de Lisboa, Portugal
Ano: 2012
Palavras Chave: Gestão de águas pluviais, drenagem, hidrologia, hidráulica