Qualidade do ar interior e iluminância da sede da Prospectiva cumprem parâmetros recomendados

A qualidade do ar interior e de iluminância da sede da Prospectiva cumpre com todos os parâmetros recomendados e estão de acordo com as diretrizes da norma NP EN ISSO/IEC 170025. Isto foi o que concluiu o ensaio de avaliação da qualidade do ar interior e do nível de iluminância dos espaços avaliados, realizados no passado mês de junho.

O ensaio de avaliação da qualidade do ar interior visou a determinação da concentração dos parâmetros de temperatura, humidade relativa, CO2, CO, concentração de partículas suspensas, compostos orgânicos voláteis e formaldeídos. Efetuou-se então uma comparação destes parâmetros com os limiares de proteção e condições de referência definidos na Portaria 353-A/2013 de 4 de dezembro, bem como a respetiva verificação dos critérios de conformidade dos espaços avaliados. De acordo com os resultados obtidos nas condições verificadas nos dias de amostragem, verificou-se que, em todos os locais avaliados, as concentrações de todos os parâmetros medidos de Qualidade do Ar Interior cumprem o respetivo Limiar de Proteção e Condições de Referência

Já o nível de iluminância foi avaliado durante o período de trabalho em diferentes planos de trabalho de cada colaborador. Os valores obtidos foram posteriormente comparados com os valores recomendados na norma NP EN 12464-1:2017, caracterizando a situação mais desfavorável das condições de trabalho no que respeita a iluminação, nomeadamente nas horas de trabalho noturno e diurno, com ausência de luz natural. Neste âmbito, observou-se se que os locais avaliados apresentam valores de iluminância que satisfazem os valores recomendados para a natureza da tarefa desenvolvida no local, sendo apenas necessário a colocação de iluminação localizada em dois postos de trabalho.

A avaliação da qualidade do ar interior e da iluminância nas instalações da Prospectiva foi realizada pelo Laboratório de Ensaio de Risklab, cujo sistema interno de gestão da qualidade é baseado nos princípios da norma NP EN ISO/IEC 17025.