As empreitadas da primeira fase de remodelação e ampliação dos sistemas de abastecimento e de drenagem da zona leste da ilha da Madeira, município de Machico, vão contar com os serviços de assessoria à fiscalização e coordenação de segurança da empreitada da Prospectiva. Adjudicado pela Águas e Resíduos da Madeira – ARM, o conjunto de obras de remodelação, inclui ainda um sistema de monitorização e de controlo de perdas.

No âmbito da prestação de serviços, que tem um prazo global previsto de 720 dias, prevê- se a realização de diversos trabalhos, como a montagem e desmontagem do estaleiro; piquetagem e implantação da obra e a remodelação e construção de reservatórios, que incluem trabalhos de construção civil, instalação de circuitos hidráulicos, instrumentação, instalações elétricas, controlo e automação.

A empreitada prevê a execução de Zonas de Medição de Caudal – ZMC, com trabalhos de construção civil, circuitos hidráulicos, instrumentação e instalações elétricas bem como controlo e autonomia. No âmbito da execução de redes de distribuição, deverá ser realizado um levantamento e reposição de pavimentos, movimentação de terras, aplicação de tubagens e acessórios nos nós, colocação de marcos de incêndio, colocação de ramais domiciliários, execução de atravessamentos com amarração à ponte, colocação de ramais domiciliários, colocação de Válvulas Redutoras de Pressão – VRP, execução de caixas de válvulas do tipo C2, execução de caixas de válvulas do tupo C3 e, finalmente, execução de ramais domiciliários e de Caixas de Perga de Carga – CPC.

Durante a prestação de serviços irá ainda decorrer uma execução de redes de saneamento, que inclui levantamento e reposição de pavimentos, movimentação de terras, colocação de tubagens, execução de câmaras de visita, execução de ramais domiciliários, execução de caixas de válvula de maré, execução de obras especiais e execução de caixas de interligação com a galeria. Por fim, deverá proceder-se à colocação de pontos de consumo sem medição, através da instalação de contadores.