Consórcio de empresas integra modernização do troço Elvas-Fronteira

Integrada num consórcio com as empresas Gibb SA e Quadrante SA, a Prospectiva vai desenvolver a sua atividade de assessoria, fiscalização e coordenação de segurança em obra na empreitada geral de modernização da linha do Leste no troço Elvas (inclusive)-Fronteira. Esta é primeira obra do futuro Corredor Sul, para a qual a Infraestruturas de Portugal (IP) prevê 425 dias de trabalhos e um valor de investimento de 18,5 milhões de euros.

Ao longo dos trabalhos, o traçado da linha deverá, pontualmente, sofrer algumas retificações e as passagens de nível deverão ser substituídas por construções de desnivelamento. Terminada a obra, o troço Elvas-Fronteira deverá ficar integralmente renovado e modernizado com a implantação do perfil transversal tipo. Já a estação Ferroviária de Elvas deverá ser ampliada para 750 metros.  Estão ainda previstos o tratamento da plataforma, a drenagem e estabilização dos taludes, a vedação da infraestrutura; maciços para postes de catenária e caminhos de cabo para sinalização e telecomunicações. Finalmente, deverá ser implementado o Retorno de Correntes de Tração e Terras de Proteção (RCT+TP).

Durante o decorrer dos trabalhos, a linha irá manter-se em exploração. Para tal, serão minimizadas as perturbações à exploração ferroviária, de modo a garantir a capacidade das linhas e limitar o atraso provocado na circulação dos comboios. De acordo com as Regras de Circulação estabelecidas pela IP, parte dos trabalhos, pela sua natureza, deverá ocorrer durante períodos de interdição de uma ou mais linhas, por períodos limitados de tempo, quer durante a semana, quer aos fins-de-semana.

 

Imagem disponível em http://www.refer.pt/ferrovia-2020-0; Acesso em maio de 2019

L
Banco Mundial visita obra fiscalizada pela PROSPECTIVA em Bissau

Banco Mundial visita obra fiscalizada pela PROSPECTIVA em Bissau

A empreitada de Reabilitação e Extensão de Redes e Reservatórios de Água e Eletricidade da cidade de Bissau, na Guiné Bissau, recebeu recentemente a visita do Banco Mundial, entidade financiadora do projeto. A PROSPECTIVA está presente com trabalhos de Fiscalização e...

Prospectiva presente no Fórum Mundial da Água em Dakar

Prospectiva presente no Fórum Mundial da Água em Dakar

Entre 21 e 26 de março decorreu em Dakar, no Senegal, o 9º Fórum Mundial da Água, numa organização conjunta entre o Conselho Mundial da Água (World Water Council) e a República do Senegal. Portugal esteve presente com um pavilhão específico, onde para além da...