Escola EB1 e Jardim-de-infância na Chasfa

Projeto e Fiscalização
Câmara Municipal de Olhão
Olhão, Portugal
2007

Solicitava-se a criação de uma escola E.B.1/J.I. compreendendo espaços necessários a actividades lectivas e todas as actividades associadas, em função dos critérios de dimensionamento e programação aplicáveis a este tipo de equipamento, sabendo que deveriam ser consideradas 12 salas de aula (ensino básico 1º ciclo) e 4 salas de actividades (Jardim de infância). Procurou-se uma solução optimizada do ponto de vista funcional, não descurando os aspectos estéticos e de integração urbanística. Deste esforço resulta um edifício que compreende uma grande variedade de situações, proporcionando salas, espaços e recantos de diversas dimensões e características capazes de responder de uma forma lúdica e racional às necessidades inerentes ao processo de educação e crescimento da criança.

A obra em questão enquadra-se no processo de requalificação/reordenamento da rede escolar dentro das prioridades definidas pelo Município de Olhão em articulação com a D.R.E.A.

A escolha de materiais e soluções construtivas teve foi significativamente orientada no sentido de reduzir tanto quanto possível os custos manutenção do edifício e espaços exteriores, optando-se por materiais, equipamento e mobiliário urbano robustos,  duráveis, resistentes e facilmente laváveis.

A solução proposta garante conforto térmico, lumínico e uma correcta ventilação natural. Para garantir conforto térmico e qualidade do ar foi previsto um sistema de ventilação e aquecimento centralizado com caldeira a gás e  o recurso a energias alternativas (ex: painéis solares).