Contratada pela Agência Fiduciária de Administração de Projetos (AFAP) e pela EMAE – Empresa de Água e Eletricidade de São Tomé e Príncipe, a PROSPECTIVA, em consórcio com a TESE – Associação para o Desenvolvimento, será responsável pelo desenvolvimento, implementação e supervisão de um novo sistema de gestão de resíduos para lâmpadas usadas no país.
Sob a alçada do “Power Sector Recovery Project”, co-financiado pelo Banco Mundial e pelo Banco Europeu de Investimento, este novo sistema visa a reciclagem ou destruição controlada de lâmpadas fluorescentes, incandescentes, de halogénio, entre outras, de São Tomé e Príncipe, e a sua substituição por cerca de 500.000 lâmpadas LED em casas particulares e em edifícios públicos.
A implementação do sistema terá uma duração de 12 meses, com um investimento de 409.600€, e passará por diversas fases de estudo ambiental e social, de contratação e formação profissional, de sensibilização da população, de recolha e substituição das lâmpadas, e de armazenamento, transporte e reciclagem ou destruição das mesmas.
A preservação ambiental e a prevenção da contaminação do ar e do solo com mercúrio, vidro, metais e outros componentes presentes em lâmpadas antigas são o principal objetivo para o desenvolvimento deste sistema, o qual terá capacidade de reciclar até 3.000 lâmpadas por dia. Esta iniciativa da AFAP e da EMAE procura solucionar muitos dos problemas com o setor energético em São Tomé e Príncipe, mais concretamente com o sub-setor da eletricidade e a sua disponibilização e acesso à população.