Prospectiva fiscaliza selagem de Ecoparque I, na Ilha de São Miguel

A empreitada de construção da selagem da célula da 2ª Fase de exploração do Ecoparque I da Ilha de São Miguel, Açores, já está em execução e conta com os serviços da Prospectiva no que concerne a Assessoria Técnica, Fiscalização e Coordenação de Segurança, Saúde e Ambiente.

A obra, adjudicada pela MUSAMI – Operações Municipais do Ambiente, E.I.M., S.A. e com um prazo previsto de 9 meses, corresponde à definição e caracterização do sistema de selagem do aterro sanitário e dos diferentes geossintéticos que o integrarão, à definição dos sistemas de drenagem de águas pluviais superficial e profundo, à definição dos sistemas de captação e drenagem de biogás, à definição do enquadramento paisagístico, à definição do plano de monitorização ambiental pós-encerramento e ao plano de manutenção pós-encerramento.

O Ecoparque I estava, em 2008, perto do limite da capacidade de encaixe para a qual tinha sido prevista inicialmente. De modo a prolongar a vida útil desta infraestrutura, a MUSAMI decidiu na altura proceder à sua expansão, quer no que respeita à área de implantação, quer ao volume de encaixe de resíduos.

Com o objetivo de minimizar os impactos ambientais negativos, foi elaborado em 2008 um projeto de selagem da Primeira Fase Exploração do aterro sanitário, o qual compreendeu a selagem parcial do aterro sanitário, mais concretamente das suas frentes norte, oeste e sul. A frente leste não foi selada uma vez que daria continuidade à deposição de resíduos sólidos urbanos da Segunda Fase de Exploração e permitiria a conexão e a integração das duas fases de exploração numa solução de selagem única.

O conjunto das duas fases de exploração apresenta uma área de implantação de cerca de 50 000 m2 e uma capacidade de encaixe total de cerca de 850 000 m3.

L
Inaugurada a Central Solar Fotovoltaica de Bolama, Guiné-Bissau

Inaugurada a Central Solar Fotovoltaica de Bolama, Guiné-Bissau

Já está em funcionamento a nova Central Solar Fotovoltaica de Bolama, Guiné-Bissau, bem como a sua rede de iluminação pública, uma obra na qual a PROSPECTIVA participou com a Elaboração do Estudo de Impacto Ambiental Simplificado e do Caderno de Encargos, e a...

3000 projetos em 45 anos de PROSPECTIVA

3000 projetos em 45 anos de PROSPECTIVA

A PROSPECTIVA acaba de assinalar mais um feito notável na história da empresa, ao ter assinado o projeto nº3000, que contempla a Fiscalização da Empreitada de Construção da Barragem de Gebelim e Caminho de Acesso ao Coroamento, adjudicada pela Junta de Agricultores do...