À PROSPECTIVA foi adjudicada, pela Junta de Agricultores do Regadio do Planalto de Vilar Chão e Parada, a Fiscalização da Empreitada de Construção da Barragem de Gebelim e Caminho de Acesso ao Coroamento.
A Barragem de Gebelim tem como objetivo abastecer o perímetro de rega nas freguesias de Vilar Chão (96,2%) e União das freguesias de Parada e Sendim da Ribeira (3,8%), ambas do concelho de Alfândega da Fé, aumentando em 500 hectares a área de regadio daquela localidade. O concelho partilha, com os vizinhos Vila Flor e Torre de Moncorvo, o Vale da Vilariça, uma das zonas agrícolas mais férteis do país, onde está também a ser reforçado o regadio, nomeadamente com um projeto para o alteamento da Barragem da Burga.
A Barragem de Gebelim implanta-se na ribeira com o mesmo nome, a cerca de 2 km a sudeste da povoação de Gebelim e a cerca de 1,2 km a sudoeste da Barragem de Camba. A sua construção, com um prazo estimado de 19 meses, compreenderá os seguintes trabalhos:
– Construção de uma barragem com corpo constituído por um aterro de solo-enrocamento, sendo a estanquidade deste aterro assegurada por uma cortina vertical central de betão betuminoso (núcleo); altura máxima acima do plano de fundação 44 m; comprimento do coroamento 197 m com traçado retilíneo; descarregador de cheias com entrada frontal em labirinto, seguido de canal coletor lateral e estrutura de dissipação por salto de ski; torre acessível através de passadiço, para a tomada de água e descarga de fundo e conduta com 1,00m de diâmetro em galeria, incluindo o fornecimento e montagem dos respetivos órgãos de segurança e exploração;
– Taludes exteriores com inclinações de 1:2,5 (V:H), a montante, e a jusante de 1:2,25 (V:H) acima da cota do coroamento do pé de jusante de enrocamento (605) e 1:2 (V:H), abaixo daquela cota. O volume total de aterro é de 288.500 m3, incluindo o núcleo central de betão betuminoso;
– Construção dos caminhos de acesso à barragem e de reposição de acessibilidades.