Inicio das obras no Túnel do Marão

O objecto da empreitada é a realização do “SUBLANÇO TÚNEL DO MARÃO” inserido na A4 – Auto-estrada do Marão. O traçado do sublanço inicia-se ao km 13+825, desenvolve-se para Este, em direcção a Vila Real, até ao km19+650. No traçado estão englobados, o túnel, e os dois pequenos troços de ligação às obras de Arte imediatamente adjacentes: o Viaduto V9 a Poente e o Viaduto V10 a Nascente do túnel.

O traçado do túnel insere-se na Auto-estrada do Marão, iniciando-se ao km 13+825 do Projecto de Execução do IP4 (A4) – Amarante/Vila Real, logo após a junta de dilatação do Viaduto V9, desenvolvendo-se até ao km19+650, na fronteira com o Viaduto V10, sendo esta quilometragem referenciada ao cálculo da directriz da galeria Sul, sentido Amarante/Vila Real (Oeste/Este, w/e). O traçado tem portanto 5 825 m de extensão.

O túnel do Marão foi projectado para ser constituído por dois túneis paralelos, designados por Túnel Norte (Este/Oeste, e/w) e Túnel Sul (Oeste/Este, w/e), com aproximadamente 5 667 m cada um, perfazendo um total de 11 335 m de túnel, que atravessam a Serra do Marão e se desenvolvem em sentido aproximado Oeste /Este.

A Equipa de Fiscalização conta com 8 técnicos, coordenados pelo Engº. Rui Borges.

L
A PROSPECTIVA e os Engenheiros do futuro

A PROSPECTIVA e os Engenheiros do futuro

No âmbito da disciplina de Estudo do Meio, o Externato Grão Vasco, em Benfica (Lisboa), convidou os pais e familiares das crianças do 1º ano do 1º ciclo, a propósito do estudo do tema “A Família e as Profissões”, a apresentarem as suas profissões em ambiente de sala...

Inaugurada a Central Solar Fotovoltaica de Bolama, Guiné-Bissau

Inaugurada a Central Solar Fotovoltaica de Bolama, Guiné-Bissau

Já está em funcionamento a nova Central Solar Fotovoltaica de Bolama, Guiné-Bissau, bem como a sua rede de iluminação pública, uma obra na qual a PROSPECTIVA participou com a Elaboração do Estudo de Impacto Ambiental Simplificado e do Caderno de Encargos, e a...