A Prospectiva será a empresa responsável pela elaboração dos Anteprojetos para a Requalificação de Sistemas de Drenagem e ETAR existentes no Concelho de Tondela. Adjudicado pela Câmara Municipal de Tondela, a prestação de serviços tem um prazo previsto de 56 dias.
Da avaliação dos sistemas de águas residuais do concelho e respetivas infraestruturas, identificaram-se as necessidades de reestruturação de alguns sistemas, a par com a reabilitação e/ou otimização de algumas infraestruturas, as quais se definem de seguida:
– Etar do Barreiro de Besteiros – Etar Lobão – S. Simão
– Etar da Corveira – Etar Lobão – Casal
– Etar de Canas de Santa Maria – Etar Lobão – Castro
– Etar de Tondela – Etar Lobão – Lageosa
– Etar da Quinta da Ínsua – Etar Lobão – Várzea
– Etar de Parada de Gonta – Etar do Vale
– Etar do Caramulo – Etar do Tourigo
– Etar do Borralhal
Considerando a população abrangida, o estudo será realizado em duas zonas distintas, designadamente, a zona 1 em Barreiro de Besteiros, Corveira e incluindo as bacias de drenagem de Múceres, Cortiçada e Arnosa, povoações nas quais ainda não há disponibilidade de ligação à rede de esgotos. Já a zona 2 corresponde ao sistema de Lobão da Beira (com as cinco ETAR’S), a ETAR de Tondela, a ETAR de Canas de Santa Maria, a ETAR da Quinta da Ínsua e a possibilidade de vir a contemplar a povoação de Parada de Gonta.