Contratada pela Agência Fiduciária de Administração de Projetos (AFAP) e pela EMAE – Empresa de Água e Eletricidade de São Tomé e Príncipe, a PROSPECTIVA, em consórcio com a TESE – Associação para o Desenvolvimento e sob a alçada do “Power Sector Recovery Project” co-financiado pelo Banco Mundial e pelo Banco Europeu de Investimento, está a implementar um projeto de reabilitação do setor da energia naquele país, com o objetivo de atingir níveis de maior sustentabilidade em matéria de produção, distribuição e consumo de energia.
Este projeto visa a reciclagem ou destruição controlada de lâmpadas fluorescentes, incandescentes, de halogénio, entre outras, de São Tomé e Príncipe, e a sua substituição por cerca de 500.000 lâmpadas LED em casas particulares e em edifícios públicos.
Ainda no âmbito desta ação, foi desenvolvido o Sub-Projeto LED, que visa uma utilização sustentável e a nível local dos resíduos das lâmpadas incandescentes recolhidas. Em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia, após a recolha, o tratamento e a trituração das lâmpadas, com a areia resultante foram construídos diversos bancos de jardim, atualmente já em uso pela população no seu dia a dia.
Para mais informações sobre o trabalho da PROSPECTIVA em São Tomé e Príncipe no âmbito do “Power Sector Recovery Project”, consulte esta notícia.