Foram prestados pela PROSPECTIVA os serviços de Fiscalização, Coordenação de Segurança em Obra e Acompanhamento Ambiental da Empreitada “Intervenção de Natureza Estrutural Para Evitar Derrocadas na Encosta do Forte de São Filipe”, em Setúbal.
A empreitada teve como finalidade principal garantir a estabilidade global do local, em particular a zona da encosta mais próxima do forte, recorrendo para tal à realização de ancoragens definitivas que, sendo elementos ativos, acomodam forças de intensidade considerável, promovendo a segurança tanto do património, como nos espaços e equipamentos envolventes, impedindo que os movimentos de instabilidade ocorram.
No decorrer dos trabalhos concluiu-se que seria imperiosa a reformulação da solução e revisão do projeto de execução, o que levaria a nova quantificação dos trabalhos a executar, pelo que foi suspensa a empreitada até novos desenvolvimentos.
Os trabalhos principais executados foram:
- Ensaios prévios às ancoragens e ensaio de carga em microestacas;
- Execução de instrumentação (inclinómetros, piezómetro, alvos refletores, fissurómetros e marcas de nível) para acompanhamento e monitorização;
- Execução de microestacas
O prazo efetivo de execução dos trabalhos foi de 20 meses, sendo que os trabalhos desenvolvidos pelo empreiteiro rondaram os 630m€.