Lançada primeira pedra na obra de novo Entreposto do LIDL

No passado dia 19 de fevereiro realizou-se a cerimónia de inauguração e lançamento da primeira pedra da Empreitada Geral Construção do Novo Entreposto de SantoTirso, obra na qual a Prospectiva tem a Fiscalização.

O Entreposto Norte – LIDL é um equipamento com características industriais e destina-se ao funcionamento de um armazém modular que funciona como centro de receção e distribuição de produtos. Neste caso, a Unidade em questão visa prestar este serviço às lojas do LIDL na região Norte do país.

A nova estrutura será automatizada e fica na vizinhança do atual armazém do Lidl, em Famalicão, numa localização escolhida estrategicamente de forma a permitir aproveitar os recursos humanos do grupo. Em área, o armazém tem 48 mil m2, o equivalente a 5 campos de futebol. A capacidade passa de 18 mil paletes para 55 mil paletes

Esta Unidade é composta por um conjunto de edifícios e distinguem-se edifícios autónomos, como é o caso do edifício da portaria e edifícios técnicos, e ainda edifícios que se interligam entre si, apesar de acolherem funções claramente distintas, como no caso da Nave de armazenamento, do edifício Administrativo e do EWM.

O Centro de Logística consiste, no essencial, nas seguintes unidades de funcionamento:

  •  Armazém (áreas refrigeradas e não refrigeradas);
  • Balcão EWM;
  • Administração;
  • Casa do porteiro com divisão para o porteiro (ocupação opcional), WC do condutor, duche e receção;
  • Reservatório do sistema de pulverização de água e sala técnica;
  • Estação de carregamento e oficina;
  • Arranjos exteriores;

O edifício da Nave é, como referido, a construção que domina todo este conjunto, ele assume uma maior exposição perante a sua envolvente e perante as restantes edificações do recinto. Esta exposição é incontornável dada a escala da intervenção. Ao nível da forma, o edifício caracteriza-se por ter planta aproximadamente quadrangular, com cerca de 230m de comprimento por 210m de largura. O edifício Nave inclui na sua volumetria geral, edifícios que se interligam, mas que têm funções distintas – o edifício Administrativo, o EWM e o Robot. O Robot é uma estrutura que se destaca no edifício pela sua altura e dimensão.

O edifício administrativo é um volume paralelepípedo de cerca de 130m de comprimento por 25m de largura, que se encaixa na Nave no seu lado Poente.É constituído por um único piso onde se desenvolve todo o programa funcional, elevado 8,70m em relação ao piso da Nave e que se projecta 2,60m em consola.

L
Banco Mundial visita obra fiscalizada pela PROSPECTIVA em Bissau

Banco Mundial visita obra fiscalizada pela PROSPECTIVA em Bissau

A empreitada de Reabilitação e Extensão de Redes e Reservatórios de Água e Eletricidade da cidade de Bissau, na Guiné Bissau, recebeu recentemente a visita do Banco Mundial, entidade financiadora do projeto. A PROSPECTIVA está presente com trabalhos de Fiscalização e...

Prospectiva presente no Fórum Mundial da Água em Dakar

Prospectiva presente no Fórum Mundial da Água em Dakar

Entre 21 e 26 de março decorreu em Dakar, no Senegal, o 9º Fórum Mundial da Água, numa organização conjunta entre o Conselho Mundial da Água (World Water Council) e a República do Senegal. Portugal esteve presente com um pavilhão específico, onde para além da...