Projeto de Requalificação de linhas de água, Moreira – Maia

O projeto de requalificação fluvial realizado para a Câmara Municipal da Maia incide sobre a Ribeira das Laceiras, situada na Freguesia da Moreira, com uma extensão de intervenção de 2500 m; e a Ribeira de Real, situada na Freguesia de Águas Santas e Milheirós, com uma extensão de intervenção de 500 m, ambas afluentes do Rio Leça. O valor total estimado para estas intervenções é de cerca de 2M€.

Este projeto tem dois objetivos específicos: garantir a capacidade de escoamento das ribeiras no caso de ocorrência de chuvadas intensas; e inverter a sua situação ambiental atual, com uma galeria ripícola quase inexistente e um estado de abandono considerável, que contribui para o agravamento das suas condições de drenagem.

Deste modo, preconiza-se a renaturalização do leito e margens das ribeiras, com o aumento da sua secção hidráulica sempre que necessário, complementada com ações de limpeza, desmatação, controlo de espécies exóticas invasoras, e ações de recuperação da vegetação natural, através da formação de uma adequada galeria ripícola ao longo dos troços naturalizados, contribuindo assim para a proteção dos restantes componentes do ecossistema relativamente aos impactes causados por atividades e usos que se desenvolvem nas zonas adjacentes.

As intervenções propostas englobam ainda a execução de novas passagens hidráulicas sob arruamentos, que garantam uma adequada capacidade de escoamento; e a execução de bacias de retenção para controlo dos caudais na origem.

L
PROSPECTIVA obtém novamente a classe máxima na Certificação LNEC.

PROSPECTIVA obtém novamente a classe máxima na Certificação LNEC.

No início do mês de Dezembro foi renovada a Certificação LNEC, certificando a Prospectiva como Gestor Geral da Qualidade de Empreendimentos da Construção. A certificação obteve mais uma vez a classe 8, classe máxima, nas três categorias atribuídas, designadamente...

Recuperação, Conservação e Valorização do Aqueduto da Amoreira

Recuperação, Conservação e Valorização do Aqueduto da Amoreira

A empreitada inclui os trabalhos de conservação e restauro, centrando-se na remoção e substituição de argamassas degradadas, remoção de elementos metálicos dissonantes e reabilitação do painel de azulejos. Tendo em conta o interesse histórico do monumento, e a...