O projeto de requalificação fluvial realizado para a Câmara Municipal da Maia incide sobre a Ribeira das Laceiras, situada na Freguesia da Moreira, com uma extensão de intervenção de 2500 m; e a Ribeira de Real, situada na Freguesia de Águas Santas e Milheirós, com uma extensão de intervenção de 500 m, ambas afluentes do Rio Leça. O valor total estimado para estas intervenções é de cerca de 2M€.
Este projeto tem dois objetivos específicos: garantir a capacidade de escoamento das ribeiras no caso de ocorrência de chuvadas intensas; e inverter a sua situação ambiental atual, com uma galeria ripícola quase inexistente e um estado de abandono considerável, que contribui para o agravamento das suas condições de drenagem.
Deste modo, preconiza-se a renaturalização do leito e margens das ribeiras, com o aumento da sua secção hidráulica sempre que necessário, complementada com ações de limpeza, desmatação, controlo de espécies exóticas invasoras, e ações de recuperação da vegetação natural, através da formação de uma adequada galeria ripícola ao longo dos troços naturalizados, contribuindo assim para a proteção dos restantes componentes do ecossistema relativamente aos impactes causados por atividades e usos que se desenvolvem nas zonas adjacentes.
As intervenções propostas englobam ainda a execução de novas passagens hidráulicas sob arruamentos, que garantam uma adequada capacidade de escoamento; e a execução de bacias de retenção para controlo dos caudais na origem.