Está a decorrer a obra de construção da Central Solar Fotovoltaica e de uma mini-rede elétrica em Bolama, Guiné-Bissau, uma empreitada que conta com o contributo da PROSPECTIVA para a Elaboração de Estudo de Impacto Ambiental Simplificado, para a Elaboração do Caderno de Encargos e para a Supervisão e Fiscalização da obra e dos fornecimentos.
Esta nova Central, a maior em termos de potência daquele país, terá uma potência total de 600 KWp distribuída por diversas redes de Baixa Tensão, Média Tensão e de iluminação pública para toda a cidade. Até ao final do mês de maio, haviam sido instalados mais de 50% dos painéis solares e fixados todos os postes da rede de distribuição.
A Central Solar Fotovoltaica de Bolama faz parte do Programa Ianda Guiné! Ação IG! Lus ku Iagu levado a cabo por entidades como a TESE – Associação para o Desenvolvimento, a ADPP-GB – Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo, e a ASPAAB – Associação de Saneamento Básico, Proteção da Água e Ambiente de Bafatá. Este Programa tem como objetivo melhorar o acesso aos serviços de água potável, energia e saneamento básico das populações rurais e semiurbanas da Guiné-Bissau.
Contribuiu para este projeto o Engenheiro António Bento.